Site icon Saúde e Você

Nódulo na Mama: Nem Todo Caroço é Câncer. Entenda a Investigação

Nódulo na Mama: Nem Todo Caroço é Câncer. Entenda a Investigação

A descoberta de um nódulo (caroço) na mama frequentemente causa medo e ansiedade, especialmente nas mulheres. O receio de que seja um câncer maligno é imediato. No entanto, como explica o Dr. Rômulo Victor, mastologista, é fundamental entender que nem todo nódulo na mama é maligno.

O Papel do Autoexame

Muitas mulheres realizam o autoexame em casa. Dr. Rômulo esclarece que essa prática é importante principalmente para o autoconhecimento da mama. “A partir do momento que elas notam alguma alteração no seu autoexame, sim, elas devem se dirigir ao mastologista e procurar alguma orientação devida”, afirma. O autoexame não serve para diagnosticar, mas sim para identificar mudanças que precisam ser avaliadas por um especialista. Encontrar um nódulo ou qualquer alteração não significa necessariamente um diagnóstico de câncer, mas sim a necessidade de uma investigação profissional.

Nódulo na Mama: Nem Todo Caroço é Câncer. Entenda a Investigação

Como Diferenciar Nódulos Benignos e Malignos?

A identificação da natureza de um nódulo mamário exige uma avaliação médica especializada. O processo geralmente envolve:

  1. Consulta com Mastologista: O primeiro passo é procurar um médico mastologista, que é o especialista em doenças da mama.
  2. Exame Clínico: O médico realizará um exame físico detalhado das mamas.
  3. Exames de Imagem: Dependendo da idade da paciente e dos achados clínicos, o médico solicitará exames de imagem:
    • Mamografia: Principalmente indicada para mulheres acima de 40 anos.
    • Ultrassonografia: Frequentemente utilizada em associação com a mamografia, especialmente em mulheres mais jovens com mamas mais densas.
    • Ressonância Magnética: Utilizada em casos específicos para complementar a investigação.

“A partir daí podemos suspeitar ou não nesse nódulo, indicar o tratamento ou o acompanhamento adequado”, explica Dr. Rômulo.

Homens Também Podem Ter Câncer de Mama?

Embora seja muito menos comum, o câncer de mama também pode afetar homens. “Infelizmente tem. Não é comum, tá? É aproximadamente 1% dos casos de câncer de mama no mundo são masculinos, mas sim, há esse risco”, alerta o Dr. Rômulo. É importante que os homens também estejam cientes dessa possibilidade e procurem um mastologista caso notem qualquer alteração nas mamas. A especialidade médica que cuida da saúde mamária, tanto de mulheres quanto de homens, é a Mastologia.

Autoconhecimento e Avaliação Médica

A mensagem principal é: mantenha a calma ao identificar um nódulo na mama, mas não ignore o sinal. O autoconhecimento é importante, mas a avaliação de um mastologista e os exames adequados são essenciais para determinar a natureza do nódulo e definir a conduta correta, seja ela tratamento ou apenas acompanhamento.

Exit mobile version