Doutor, preciso mesmo tirar o siso?. Essa é uma pergunta frequente nos consultórios odontológicos. O programa Saúde abordou esse tema com o especialista Dr. Alísio Carvalho, esclarecendo dúvidas comuns sobre os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares.
Quando a Extração é Necessária?
Segundo o Dr. Alísio, a extração dos dentes do siso é normalmente indicada quando há:
- Dor e Inchaço: Sintomas que indicam inflamação e possível infecção na região.
- Falta de Espaço: O dente tenta nascer, mas não há espaço suficiente na arcada dentária.
- Desalinhamento: A falta de espaço faz com que o siso empurre os outros dentes, causando o “encavalamento” (apinhamento).
- Dificuldade de Higienização: A posição do siso dificulta a escovação e o uso do fio dental, aumentando o risco de cáries e doenças gengivais.
- Dentes Inclusos ou Impactados: Quando o dente não consegue nascer completamente, ficando preso no osso ou na gengiva, podendo causar diversos problemas.
Nem Sempre é Preciso Extrair:
É importante ressaltar que, se o dente do siso nasce normalmente, sem causar nenhum incômodo ou problema, a extração não é necessária. Como reforça o Dr. Alísio, “se a pessoa não tiver nenhum incômodo, ela não extrai. É normal”.
O Siso e o Alinhamento dos Dentes:
A falta de espaço é um dos principais motivos para a extração. Quando não há lugar para o siso, ele pode exercer pressão sobre os outros dentes, desalinhando-os. Em alguns casos, a extração do siso é recomendada antes mesmo do uso de aparelho ortodôntico, para garantir espaço para o alinhamento correto.
Extrair um ou Todos de Uma Vez?
O Dr. Alísio explica que, geralmente, a extração dos quatro dentes de uma vez só é mais prática: “é uma anestesia, um pós-operatório, um sofrimento só”. No entanto, a decisão depende da avaliação do dentista e da complexidade de cada caso.
Quem Pode Extrair o Siso?
A extração do siso é um procedimento cirúrgico. A especialidade indicada depende da posição do dente. Casos mais simples podem ser realizados por um clínico geral. No entanto, quando o dente está “incluso” (dentro do osso) ou “impactado” (atravessado), a cirurgia é mais complexa e geralmente realizada por um especialista, que pode precisar fazer a “odontosecção” (dividir o dente) com brocas para removê-lo.
Atenção: A decisão de extrair ou não o dente do siso deve ser sempre tomada em conjunto com o dentista, após avaliação clínica e radiográfica.